Música & Negócios: Empreendedorismo
 e Inovação | EAD

O PRIMEIRO CURSO DE MUSIC BUSINESS A DISTÂNCIA DO BRASIL.

O curso Música & Negócios traz em seu currículo mais de 400 alunos certificados, por meio do método que une prática e teoria. Professores, mestres e doutores da PUC-Rio propõem a reflexão sobre o setor cultural e uma oficina sobre trajetória profissional, planejamento de vida e análise do setor, inclusive com orientação individual. O curso apresenta um panorama completo sobre a indústria da música tendências do setor, com a participação de executivos de gravadoras, empresários do show business, produtores musicais, especialistas em marketing digital, eventos, direitos autorais e novas tecnologias. Criado em 2007, foi o primeiro curso a tratar da indústria da música no Brasil, e segue como uma referência no mercado.

 

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Público Alvo:

Músicos&produtores executivos&empresários artísticos&produtores de eventos&profissionais de comunicação e marketing&rádio e  televisão&advogados interessados em direito autoral&editoras e distribuidoras&pessoas interessadas no setor cultural e leis de incentivo&gestores de programas de fomento ao setor da música&gestores de espaços culturais&casas de shows&eventos… de todo o Brasil!

 

Credibilidade do Instituto Gênesis da PUC-Rio

Criado há 20 anos, o Instituto Gênesis da PUC-Rio foi eleito “melhor incubadora de empresas” do Brasil no ano 2000 pela ANPROTEC. Mais de 150 startups já foram incubadas no Gênesis. O instituto coordena ações de empreendedorismo na PUC-Rio:  incubação de empresas, cursos, seminários, aceleradora de empresas, gestão de projetos em inovação, intercâmbio internacional e outras atividades.

O Instituto Gênesis da PUC-Rio ganhou em 2014 a nona posição do Global Top 25, ranking elaborado pela UBI Index, instituição de pesquisa sueca que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo (categoria “Melhores Incubadoras Associadas a Universidades”).

 

Ambiente inovador do LAB_71

O Laboratório Criativo_71 foi criado em 2016 por Leo Feijó e Luiz Fernando Ferreira. É um espaço colaborativo onde funciona um Coworking de Economia Criativa no Rio de Janeiro.
A poucas quadras do Metrô Botafogo, o LAB_71 oferece atmosfera propícia para a troca de conhecimento por meio do contato direto com os empreendimentos e entusiastas residentes, em sua maioria ligados à música, marketing digital, produção cultural, comunicação e design, turismo e gastronomia. Além disso, promove eventos de networking e inovação social para discutir novos modelos de negócios.

 

Corpo Docente:

Coordenado por Leo Feijó, criador de palcos, festivais e eventos culturais, há 20 anos em atividade no cenário criativo do Rio de Janeiro, o curso traz entre os palestrantes e professores Sergio Affonso (Warner Music), João Augusto (Deckdisc e Polysom), Bernardo Amaral (ex-diretor da HSBC Arena, Metropolitan e Vivo Rio), Miguel Jost (Mestre e Doutor pela PUC, no encontro Ecossistema da Cultura), Carolina Ficheira (Editais e Patrocínios), Fábio Silveira (Marketing Digital), Bruno Vieira (Deezer), Guta Braga (Music Business e Direito Autoral), Luciana Pegorer (Music Trends Brasil), Plínio Profeta (Trilhas Sonoras), Bernardo Pauleira e Melvin Ribeiro (Embolacha), Lu Araújo (Mimo Festival), Germana Guilhermme (Você em cena – Contorno Artístico), Marcelo Vig (Produção Musical), entre outros.

 

Metodologia:

Conteúdo apresentado em 10 videoaulas e palestras gravadas, fóruns com os participantes, exercícios individuais e/ou coletivos, indicação de bibliografia, pesquisas de setor e outras fontes de informação.

O aluno que participar de 75% das atividades, fóruns,  exercícios, pesquisas, e/ou estágios e/ou experiências profissionais relacionadas ao curso, receberá o certifcado de conclusão.

 

Programa:

AULA I – MÚSICA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

  • Música: aspectos psicológicos, fisiológicos e filosóficos. A história da música confunde-se com a história humana, pois há milênios o homem cria sons a partir do desejo de reproduzir os sons da própria natureza;
  • Como a música contribui para o desenvolvimento da criatividade e influencia as redes nervosas e os batimentos cardíacos?
  • E mais: instrumentos primitivos, o berço da música, a visão filosófica, o uso da música por tropas romanas e no meio militar, em cerimônias e atos religiosos;
  • Técnicas de impressão ampliam o acesso às partituras; a Era Clássica, o Romantismo e o Nacionalismo; a origem da música no Brasil; a música na Era Moderna; a música hoje no mundo.

 

AULA II – INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

  • História da indústria fonográfica no Brasil; evolução no século 20, principais gravadoras em atividade hoje (majors) e as principais gravadoras independentes;
  • Avanços tecnológicos, a alternância das mídias do vinil para a fita cassete, o CD e DVD e os formatos digitais;
  • As editoras musicais e o registro das obras: quais as melhores opções, como os artistas consagrados lidam com a questão e como enfrentar a dificuldade de acesso a fichas técnicas que permitem a remuneração do compositor;
  • Dados atuais da indústria: vendas digitais, físicas e o aumento da demanda pelo vinil;
  • Os mercados dos EUA e Europa e o Brasil: como a música brasileira é percebida hoje no mundo e quais os selos estrangeiros mais interessantes para um artista em início de carreira?

 

AULA III – MARKETING & Distribuição DIGITAL

  • Quais as principais estratégias para ampliar o público de um artista; ferramentas, dicas, modelos bem-sucedidos; estratégias de lançamento;
  • Distribuição digital: quais as melhores opções no mercado para distribuir a sua música e as diferenças entre cada plataforma;
  • Como mobilizar público para shows, organização de eventos no Facebook, links patrocinados e outras plataformas, quais as melhores estratégias;
  • Design gráfico e edição de vídeos: dicas para criação e uso de ferramentas online disponíveis; agências especializadas e profissionais, estudos de casos de artistas iniciantes e consagrados que tiveram forte exposição nas mídias sociais.

 

AULA IV – DIREITOS AUTORAIS, STREAMING, MONETIZAÇÃO

  • ECAD e as entidades de arrecadação: como funcionam? Mitos e verdades sobre o tema;
  • Plataformas digitais e streaming: modelos de remuneração no Youtube, Spotify, Deezer, Apple e outros;
  • Como escolher uma distribuidora digital?
  • Arrecadação de direitos autorais: estudos de caso;
  • História do direito autoral no mundo e no Brasil;
  • Negócios: legislação musical e modelos de contratos.

 

AULA V – SHOW BUSINESS

  • Live: o mercado da música ao vivo. É possível desenvolver uma carreira com agenda de shows no Brasil hoje de forma sustentável? Quais os principais promotores de turnês e casas de espetáculos? Turnês nacionais e internacionais, quem realiza?
  • Marketing promocional para shows (rádios, emissoras de televisão, internet); como organizar um plano de lançamento para novos artistas e para quem já está no mercado; plataformas que apresentam um mapeamento completo de casas de shows em vários estados, com perfil musical e de público; o papel das rádios e emissoras de televisão no Brasil ontem e hoje nas carreiras musicais;
  • Negócios: legislação musical e modelos de contratos;
  • Contratos 360 graus: como funcionam e qual a tendência nesse mercado
  • Produção musical: o que faz um produtor musical? Orientações básicas de estúdio;
  • Você em cena: preparação vocal; direção de palco e figurino; iluminação; orientações básicas para a preparação de um espetáculo.

 

AULA VI – FEIRAS DE NEGÓCIOS E FESTIVAIS DE MÚSICA: EXPERIÊNCIA E BRANDING

  • Principais feiras de negócios da música no Brasil e no mundo: Womex (Europa), SXSW (EUA), Midem (França). Qual o perfil de evento para o seu empreendimento musical?
  • Associações, sindicatos e redes que atuam no setor da música;
  • Entidades de fomento: como conseguir apoio para participar das feiras ou desenvolver empreendimentos na música?
  • A experiência dos festivais: como as marcas e o mundo da publicidade interagem com esses empreendimentos.

 

AULA VII – MODELOS DE NEGÓCIOS PARA STARTUPS NA MÚSICA, LEIS DE INCENTIVO, EDITAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

  • Como planejar um empreendimento: modelo Canvas, plano de negócios tradicional, pesquisa de mercado; técnicas de pitching e elaboração de projetos comerciais para marcas e instituições.
  • Financiamento coletivo: como funciona, quais os casos de sucesso, valores médios dos projetos e principais recompensas desejadas pelo público (Crowdfunding: experiências e resultados).

 

AULA VIII – SINCRONIZAÇÃO E MUSIC BRANDING: TRILHAS SONORAS PARA TV, CINEMA, PUBLICIDADE E GAMES E O MERCADO DE AMBIENTAÇÃO PARA LOJAS E MARCAS

  • O mercado da sincronização com o audiovisual (cinema, televisão, games);
  • O segmento da publicidade; trilhas sonoras para eventos, lojas e bares: como funciona, como remunera, o pagamento de direitos autorais e as oportunidades nesse universo;
  • Quais são as marcas que investem em música hoje no Brasil? Modelos de associação de imagem de marcas com a música;
  • O processo criativo de uma trilha sonora para um filme ou uma série.

 

AULA IX – SETOR CULTURAL: LEIS DE INCENTIVO, EDITAIS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS

  • Economia criativa: conceitos, parâmetros e aplicações; o ecossistema da cultura: hábitos de consumo de bens e serviços culturais;
  • Leis de Incentivo à Cultura: Lei Federal (Rouanet), Lei do ICMS (Modelo do Estado do Rio de Janeiro), Lei do ISS Rio: formatação de projetos, modelos de planilhas financeiras, dicas de como participar de acordo com as alterações mais recentes da legislação federal;
  • Captação de recursos: como preparar um projeto comercial para prospecção de patrocínio e apoio cultural; formatação de projetos;
  • Editais de grandes empresas e instituições: saiba como funcionam editais como o Natura Musical e outros no campo da música e das artes em geral.

 

AULA X – PESQUISA DE SETOR E PLANO DE CARREIRA

  • Pesquisa de setor: compreender em que setor você atua é o primeiro passo para uma estratégia acertada; você sabe em que segmento você atua?
  • Quem são as referências, principais players e como funciona a engrenagem desse mercado?
  • Como encontrar dados sobre o setor; roteiro de entrevistas com lideranças do setor;
  • Plano de carreira para os próximos 10 anos: onde você pretende chegar e quais os passos para uma carreira sustentável?
  • Temas como formação profissional, habilidades a desenvolver e experiências estão entre as questões colocadas.

 

CRONOGRAMA | AGENDA

Campanha crowdfunding | pré-venda promocional –  de 14 de agosto a 14 de setembro 2017

Data de realização do curso: de 8 de janeiro a 26 de março 2018

Valor total do curso: R$1.600,00

Valor da pré-venda promocional: R$ 390,00

 


>>Realização:  LAB_71
>>Apoio: Instituto Gênesis – PUC-RIO