Laboratório de Inovação Social (LIS)

Novos modelos de negócio e inovação social

LIS

Primeiro LIS no LAB_71, da esquerda para direita: Gabriela Mazepa (Re-Roupa), Robespierre (Ong Atitude Social), Gabriela Varanda (LIS), Zé Lobo (Transporte Ativo), Leo Feijó e Luiz Fernando (LAB_71).

Mudanças globais vêm forçando o mercado a adotar propostas, que incluam novos conceitos que surgem no cenário mundial. Para alcançar um modelo sustentável de consumo e produção é necessário transformar o sistema industrial (e a maneira de projetar e fabricar produtos e serviços), mas também desenvolver novos modelos de negócios sustentáveis.

Com o objetivo de promover essa nova ideia são necessários bens comuns de alta qualidade, produtos duráveis, eficazes, ecoeficientes e, principalmente, criar uma nova geração de produtos e serviços, concebidos como sistemas habilitantes, que colaboram para a obtenção do resultado esperado pelo usuário.

Mas o que seria uma economia baseada na inovação social? Suas principais características estão relacionadas ao uso intensivo de redes distribuídas de gestão de relacionamentos, mobilidade e outras formas de comunicação, aproximação entre mercado produtor e consumidores, ênfase na colaboração e na interação, do que no consumo individual, e um peso relevante para os valores e a missão do projeto.

Dinâmica:
O Laboratório de Inovação Social (LIS) é uma série de encontros, palestras e consultoria, com a participação de convidados em áreas-chave da inovação social.

Curadoria:
Gabriela Varanda
É doutora e mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), com doutorado sanduíche pelo Parsons Desis Lab, de Nova York, e bacharel em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como jornalista especializada em arquitetura, design e sustentabilidade, e colaboradora da Editora Abril, assina reportagens para revistas como Arquitetura & Construção, Casa Claudia, ELLE e site Planeta Sustentável. Já produziu conteúdo para Fundação Vale, Natura e SESC. Professora e palestrante convidada da Faculdade SENAC, coordenou a pesquisa e colaborou com a produção de conteúdo estratégico para o laboratório de inovação social Novos Urbanos. Possui artigos científicos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.


Contato:

Gabriela Varanda
varanda.gabriela@gmail.com